Pular para o conteúdo principal

Acesse nossas redes sociais

Donato: "Com toda certeza, vivi uma das melhores fases do Vasco da Gama"

O Vasco pode estar de folga, mas o blog não para. Se nos últimos dois dias, falamos sobre jovens promessas das nossas categorias de base, hoje é dia de falar sobre um multicampeão com a nossa gloriosa camisa.

Trata-se do ex-zagueiro Donato Gama da Silva, o Donato. Ídolo na Espanha, onde passou por Atlético de Madrid, La Coruña e Seleção Espanhola, Donato teve uma história linda no Vasco. Ele relembra com carinho do final da década de 80 quando passou pelo Vasco e torce para que o time volte a "brigar pelas cabeças".

Acompanhe o bate-papo:



01- De primeira, gostaríamos de saber como é ser campeão vestindo a camisa do Vasco?
DONATO - Com o Vasco tive o privilégio de ganhar o Bicampeonato Estadual 87/88, Duas Taça Rio 84-88, Duas Taça Guanabara 86-87 uma Copa de Oro e Dois Trofeus Ramón de Carranza 87-88. Com toda certeza, vivi uma das melhores fases do Vasco da Gama.


02- Quais são suas recordações durante os anos que atuou no Vasco? Quais eram seus melhores amigos no elenco?
DONATO - Recordo praticamente tudo o que vivi neste Grande Clube. Desde que cheguei em 1984 até a despedida dos meus companheiros no Aeroporto de Jerez de la Fronteira (Espanha) em 88 depois de jogar o último torneio em Cadiz, o famoso Ramón de Carranza. O Vasco ganhou 3 vezes consecutiva, 87-88-89. A terceira, em 89, eu já estava no Atletico de Madrid, mas no fundo, torcendo para o Vasco. Eu sabia a importância que era ganhar esse torneio para os meus ex-companheiros.

No futebol convivemos muitos anos juntos, guardo com muito carinho a boa amizade com todos os meus ex-companheiros, Treinadores e todos que trabalhamos e convivemos juntos nesse Clube, mas a Amizade que formei com Regis e o Mazinho a parte do futebol, o convívio com a Família é diferente. Posso te dizer com sinceridade que só tenho boas recordações.


03- Você chegou a atuar com o Milton Mendes em 87 pelo Vasco, onde foram campeões. Como era o Milton jogador? E o que acha dele como treinador?
DONATO - Joguei com Milton Mendes, vivemos uma época ótima. Tenho o privilégio de ter jogado com grandes jogadores e Milton também soube aproveitar os bons momentos no Vasco. Quando vi a notícia de que Milton Mendes foi contratado pelo Vasco, me alegrei e torço para que ele consiga fazer um bom trabalho e possa aproveitar essa boa oportunidade de trabalhar nesse Grande Clube


04- Você acompanha o time de 2017? O que acha?
DONATO - Sinceramente não estou acompanhando este ano, acompanhei mais quando estava o Jorginho de Treinador. Agora estou torcendo para que Milton consiga fazer um bom trabalho, mas sem matéria prima é difícil. Nunca pensei que o Vasco chegaria a uma situação como a que estamos vivendo esses últimos anos. Essa torcida merece respeito e espero que consigam fazer uma boa gestão administrativa e desportiva.


05- Como anda a vida profissional do Donato atualmente? Toparia trabalhar no Vasco?

DONATO - Eu tirei a carteira de Pro treinador na RFEF 2008 trabalhei junto com Mazinho na Grécia, no Aris de Tessalonica uma temporada e posso dizer que foi uma experiência muito bonita, mas não tivemos sequência em seguir nosso trabalho. Agora mesmo não tenho ambição de ser treinador. Estou trabalhando em uma consultoria CGBusiness onde nosso foco está em empresas Espanholas e Brasileiras. Aqui em Galicia colaboramos diretamente com Airis Soluciones Led. Fabrica Española


06- Deixe um recado para a torcida do Vascão
DONATO - Quero deixar aqui minha Gratidão a este Clube e um Forte Abraço a todos os Torcedores vascaínos que não tive a oportunidade de despedir-me, e agradecer por todo o Carinho. Obrigado, Gracias 😊


Siga-nos no Twitter - https://twitter.com/VascoGlorioso1 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flamenguista se liberta da vida do crime e vira vascaíno

Aos poucos, as pessoas vão se conscientizando. Veja o belo exemplo desse vascaíno que quis se livrar do mundo do crime e declarou abertamente sua nova torcida ao Clube de Regatas Vasco da Gama. Parabéns pelo belo exemplo Veja o vídeo deste lindo momento

Valeu, Capitão Rodrigo! Vida longa e próspera

Era início de 2014, quando o Vasco tentava se reestruturar. Já tinha trazido Martin Silva (que em três anos se tornou ídolo da torcida) e Aranda (que não se firmou) e buscava outros nomes de impacto. Achou! Era o zagueiro Rodrigo. Com passagens por outros grandes clubes, chega o cara da zaga vascaína. Duas vezes campeão estadual, capitão, marrento, provocador... Aos poucos foi ganhando a confiança da torcida, fazendo dupla com Luan. Foto: Divulgação/Internet Se aproveitando da boa fase do Vasco contra os rivais, cansou de zoar Guerrero e Fred. Mas aos poucos, também foi cansando. Talvez pela idade, deu mostras de fraco desempenho. Perdendo jogadas importantes, tendo algumas falhas, e por fim (talvez literalmente "por fim"), levando um chapéu do lateral Lucas do Fluminense que culminou com o gol de letra do Wellington e a eliminação do Vasco do Cariocão 2017. Será o fim dele no Vasco? Tudo leva a crer que sim. Milton Mendes, ao chegar na equipe, já tinha esse perfil: